domingo, 28 de fevereiro de 2010

27/02/2010 - Velejaço Itapuã



Acelera que vai largar!!
Tudo bem que o Velejaço tem mesmo esse jeito meio esculhambado, mas daí a dar a largada com os barcos a motor também já é demais.

Foi exatamente isso que aconteceu às 9:45 do sábado, o pessoal da comissão de regatas ficou sem paciência para esperar a entrada do vento e resolveu soltar a turma assim mesmo, alguns chegando e outros dando uma empurradinha no motor. Foi uma pena porque uns 5 minutos após essa largada esquisita entrou um ventinho sul bem de leve, conforme a previsão, que foi firmando ao longo do dia.

Fomos com este comandante e os tripulantes Ferrugem, Capucha, Magrão Gói, Edu Falcetta e Paulo Schneider, este último o novato de bordo. A idéia era mais pelo passeio até Itapuã, onde tentaríamos entrar no arroio e no clube, depois das duas tentativas frustradas de 2007 e 2008 (http://fridaynight-poa.blogspot.com/2008/11/22112008-velejaco-integracao-p-itapua.html).

O Capucha procurando a "porteira" de redes de pesca na ponta do Arado


A ida foi toda com vento sul fraco passando a médio, contravento na cara e muitas cambadas até a altura da ilha Chico manoel. Lá pelas tantas a dupla de cozinha da vez já desceu para preparar o pré-almoço com umas picanhas no forno.

O Paulo desceu para ajudar o Italiano Safado com as picanhas do pré-almoço

Concentração na levada de orça com o vento fraco

Chegamos a Itapuã por volta das 15hs, fomos o segundo barco após um Delta 32 de regata. O problema é que não sei o quanto que esses caras andaram a motor na largada ou na chegada ao canal, portanto qualquer tentativa de comparar os andamentos foi inválida. Valeu apenas pelo passeio mesmo.
Conseguimos entrar com cuidado pelo novo canal dragado do clube, passando bem junto dos molhes por BE. No Clube Náutico Itapuã-CNI fomos gentilmente recebidos pela comodora Tina, que descerrou uma placa agradecendo especialmente aos comodoros do Jangadeiros e Iate Clube Guaiba pelo apoio na dragagem do canal.

Itapuã é uma base importante para se ter na entrada da Lagoa dos Patos, então muitos outros navegadores também contribuiram de várias formas no último ano, especialmente com doações de óleo diesel para a draga a serviço do CNI. O Friday Night também deixou sua contribuição com alguns litrinhos de óleo da draga.


Almoçamos por lá mesmo e já partimos para a velejada de volta, uma balonada muito especial com um SE já de 14-18K. O Magrão Falcetta timoneou uma parte da volta e terminamos brindando o fechamento do dia na chegada ao Veleiros, com duas Trapiche Extra Brut enquanto fazíamos a faina da arrumação do barco.

O Magrão Falcetta mandou bem na pilota na volta

Nada de muita competitividade nesse dia, mas tudo amplamente compensado pela ótima diversão e parceria, mais uma vez.

Show de bola.

A dupla de cozinha em plena atividade no pré-almoço



Na balonada da volta, uns trabalham e outros nem tanto


O Ferrugem deu uma de cineasta e tentou alguns takes diferentes da velejada de balão

Nenhum comentário:

Postar um comentário