Baita navegada no final de semana de 23-24/11, com tempo firme e lestão de respeito.
Aproveitei a visita do meu tio Fernando Santos Rocha, navegador das antigas do Rio de Janeiro, que queria conhecer Itapuã e alguns recantos do nosso Guaíba, para programar essa navegada com ele e o meu pai, José Augusto.
"Seu" Pedro nos brindou com um final de semana espetacular, de muito sol e bom vento, às vezes até demais.
O meu irmão Guili saiu na sexta 22/11 para uma navegada solitária no seu Lord Marabu, ficando de nos encontrar no dia seguinte em Itapuã.
Saímos do Veleiros às 15:30 e, logo no canalete do Jangadeiros, o ventão de E-SE já começava a mostrar a sua cara, com rajadas de 20 a 25 nós.
Como eu estava com a tripulação dos dois veteranos e também não queria passar muito trabalho, levantei só a vela grande no primeiro rizo e mantive o motor funcionando, navegando assim suave com a ajuda de uma forte correnteza de descida.
Na chegada a Itapuã o vento apertou mais ainda, com rajadas passando dos 30 nós. Cruzamos o cotovelo do Canal do Junco exatas 3 horas após a saída do Veleiros, com mais 15 minutos até o ponto de ancoragem na belíssima Praia do Sítio.
O Guili já nos esperava com o Lord Marabu, se amarrou na nossa popa após o nosso fundeio e já veio a bordo para iniciarmos os preparativos do churrasco a bordo, ao por-do-sol. Ele mesmo se encarregou do assado, que ficou no capricho apesar da logística complicada (haja carvão para manter aceso um fogo "empurrado" por rajadas de 30-35 nós).
Nosso por-do-sol foi acompanhado ao longe por um navio-balisador da Marinha, acho que o Comandante Varella.
Passamos às 9hs de domingo pelo farol de Itapuã, mas a navegada não estava boa do lado de fora. O lestão já roncava forte a essa hora da manhã, deixando a Lagos dos Patos muito chata e mexida, com as típicas ondas altas e curtas.
Retornamos em seguida ao Guaíba e já tomamos o rumo da ilha Chico Manoel, para uma parada técnica e mais um churrasco, dessa vez em terra firme. Nessa perna o S-SE é bem favorável, permitindo uma velejada muito legal.
Amarramos na Chico ao lado do Lord Marabu, dessa vez a churrascada foi na prainha da baia da ilha.
Já na entrada do canalete do Jangadeiros cruzamos com o compadre Ferrugem e o seu Igaraçú "Arca de Noé", velejando bonito.
Foi um ótimo final de semana, de muito boa navegada e principalmente a parceria. Faremos outros!!