domingo, 3 de janeiro de 2010

02/01/2010 - Abertura 2010 na Chico Manoel


Abrimos a temporada 2010 em grande estilo, com uma clássica churrascada na ilha Chico Manoel, bem acompanhados pelos nossos amigos que também ficaram no feriadão de ano-novo em Porto Alegre. O Friday Night foi com a tripulação familiar deste comandante, a Susi, o Rafa e a pequena Gabi, acompanhados dos nossos "bicunhados" Guili e Tina, com a sua Ana Carolina.


A Gabi curtiu o almoço a bordo ainda na ida, ...

...para depois dar uma estudada nos eletrônicos de bordo

O passeio foi combinado com o pessoal do Igaraçu, do comandante Ferrugem e seus intrépidos marinheiros Ana Paula, Vicente e Julia. Com eles foi ainda a turminha da Claudinha Ruschel, com o papai Gus (vulgo McGyver, com seus apetrechos high-tech camping ) e as pequenas Cacá e Lola.

O nosso Rafa quis ir junto com o Igaraçu na ida, para aproveitar a bagunça com a gurizada.

O Igaraçu é um clássico modelo Freedom de 1983, construido pelo Mario Hofmeister, que preza pela robustez, pelo conforto e simplicidade de manejo acima de tudo, com suas duas retrancas tipo de windsurf e a escota de cada uma no seu próprio molinete. Já foi até o Rio de Janeiro e até já naufragou nessa mesma ilha Chico Manoel, portanto o bicho tem história.

Como o barco tem esse jeito diferente (fui camaradinha, hein Ferrugem!) a galera tira a maior onda, apelidando de "Arca de Noé". No espírito bem humorado da família proprietária, no próprio veleiro tem um versinho que não lembro bem, mas que vai mais ou menos assim:

"Barco etrusco de forma esdrúxula,
encontrado em escavações pré-históricas
por um tal de Hofimeister,
que por via das dúvidas
resolveu colocá-lo na água
para ver se flutuava."
Flutuou!

Fomos a motor até a ilha e chegando lá encontramos ainda os nossos amigos da familia Fasolo, com o Poeta, além dos Falcettas com o Honu. Diz o magrão Edu que Honu quer dizer "tartaruga" em havaiano, provavelmente em homenagem à sua performance náutica. De qualquer forma eles vão super bem, são bons amigos de fora do ambiente náutico, que trouxemos para o Veleiros e eles terminaram sendo picados pela mosquinha da vela.

A churrascada foi clássica e comandada pelo Guili (no segundo dia que ele "cozinha", contando o outro churrasco do dia anterior), seguida por uma sobremesa de peso trazida pelo comandante Ferrugem.

Nosso Indiana Jones trazendo a delicada sobremesa do churras

Depois foi um tradicional banho de rio na prainha da figueira, especialmente para a gurizada que ferveu loucamente com o bote do Poeta.

A Gabi tomou o seu primeiro banho de rio...

...e circulou pela areia da prainha, ...

... para depois dar uma descansadinha debaixo da figueira


A gurizada ferveu loucamente no bote inflável do Poeta

A volta foi uma baita velejada com um bom sul/sudeste de 15-20K, com as gurias reclamando um pouco do balanço inicial (é dureza segurar a pequeninha...) mas logo em seguida tudo ficando numa boa.


O Guili timoneou na maior parte da volta, enquanto o comandante tentava (sem sucesso) fazer a Gabi dar uma dormidinha no camarote de popa.

E o melhor de tudo é que ainda era sábado!!

2 comentários:

  1. Bá...coisa muito chique! Não é qualquer Resort que tem uma figueira dessas pra lagartear (literalmente, pois até lagarto tinha!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o feriado de ano novo em Porto Alegre estava de primeira!
    Pelo que vi nas fotos, a tripulante Gabi estava muito atenta aos instrumentos do Friday Night, pelo visto não estava muito confiante no tio timoneiro, hehehe...

    ResponderExcluir