domingo, 20 de março de 2011

20/03/2011 - Velejaço Copa Cidade de Porto Alegre

O Velejaço Copa Cidade de Porto Alegre fechou um baita final de semana de comemoração dos meus 45 anos.

Fomos com este comandante, o Magrão Goi, Guga, Edu Falcetta e o Jorge, nosso psiquiatra de bordo voltando a aparecer pelo Friday Night. O dia foi perfeito, ensolarado e com um vento de fraco para médio, inicialmente de sul e mais tarde rondando para leste.

Bobeamos com a montagem do balão na largada e saimos atrasados, ainda que bem embalados, o que nos possibilitou passar vários barcos menores logo na primeira perna entre o Jangadeiros e o par da Piava.


Perdemos contato com os dois Delta 32 líderes, o Tempest e o Marina 4, mas conseguimos segurar a frente do Aquavit, que tem sido o nosso grande engasgo nas últimas regatas.

Dessa vez seguramos o Aquavit

A descida de orça teve o vento muito inconstante em força e direção, típico do início das rondadas para o leste, o que terminou acontecendo. Contornamos em terceiro a bóia 128 nas proximidades da Praia da Alegria, em Guaiba, retornando de balão pelo canal e segurando a posição até o final.

Concentração no retorno de balão...

... ou nem tanto!

Dessa vez fizemos a opção conservadora e tiramos o balão bem antes da montagem do farolete 134, onde o ângulo do vento orça uns 30 graus. Foi uma decisão bem tomada, já que entraram umas rajadas mais forte que certamente iriam nos complicar se estivéssemos de balão.

A descida entre os faroletes 134 e 123

O final da regata, da Piava até o Jangadeiros, teve ainda a concentração do Guga na trimada da genoa por sotavento.

Vai molhar o traseiro aí, Ximitão??


No final a coisa estava tão boa que terminamos a regata e seguimos velejando, com mais um través de ida e volta do Veleiros até o centro da cidade, retornando timoneados pelo Comandante Falcetta.




Ficou doendo a mãozinha das moças!
Tudo muito bom, espero que façamos ainda muitas dessas.

Um comentário:

  1. Na próxima tirem os parafusos e deixem esta capota no Clube, he he. Parabéns! Luciano

    ResponderExcluir