terça-feira, 5 de abril de 2011

02 e 03/04/2011 - Regata POA-Pelotas: A Volta Dos Que Não Foram

Por-do-sol na Lagoa dos Patos (foto do Ned)

A volta dos que não foram!!


Boa diversão e um teste de paciência na re-edição da tradicional regata Porto Alegre-Pelotas, que já foi bem importante no calendário náutico do estado. Dois dias antes da regata tivemos a dissidência do Ferrugem, com o ombro machucadinho, e saímos a cata de um substituto a altura do nosso amigo Cor-de-Laranja. Terminamos convidando dois novatos de Lagos dos Patos, o Edson Thomé (vulgo Ned) e o meu primo Gabriel Gomes, que prontamente toparam a parada. Além dos dois e deste comandante, a tripulação foi completa com o Guga Ximitão, Capucha e Barba Ruiva, velhos parceiros do Friday Night. Tudo pronto para a largada às 9hs de sábado, com horário limite para a chegada às 16hs de domingo, na entrada do Canal da Feitoria. São 120 milhas de regata e mais umas 30 a motor pela Feitoria e Rio São Gonçado, até a chegada ao Veleiros Saldanha da Gama, em Pelotas.


Largada atrasada e recuperação


Parece incrível mas bobeamos na sinalização da largada e terminamos saindo atrasados, com um vento sul de 10K que logo foi ficando mais fraco. Apenas 9 da manhã e já começamos correndo atrás do prejuízo.


Preparativos para a largada, dos atrasadinhos (foto do Ned)


A velejada no Guaiba foi de contravento bem fraco, muitas vezes com o pessoal sentado à barlavento, uma condição bem ruim para o nosso barco, cuja maior vela de proa é uma genoa 2.

O Kamikaze (Skipper 30') e o Boa Vida (Wind 43') dispararam na frente, seguidos pelos nossos adversários do Shogum (Fast 395) e Tanictis (Delta 36'), dentre outros. Fomos fazendo uma regata de recuperação contra alguns barcos menores, ,as com muita dificuldade pela condição inadequada de vento e vela.


Muito esforço do Gabriel no trecho do Guaiba (foto do Ned)


O Italiano também não precisou se puxar muito na velejada, mas mostrou muita categoria na cozinha, o que foi fundamental para o ânimo da galera.


O nosso mestre-cuca de bordo (foto do Ned)


Velejamos assim devagar até Itapuã, entrando na Lagos dos Patos somente perto das 16hs, com um vento bem fraco e bem de proa, com o rumo para SE, uns 30° desviado do nosso objetivo do fatolete do de São Simão.


Pequena gambiarra na costura da genoa, na entrada de Itapuã (foto do Ned)



Farol de Itapuã, limite do Guaiba com a Lagoa dos Patos (foto do Ned)


Velejamos assim até as 18hs, quando o vento rondou para SE e entrou mais forte, entre 13-15K e com rajadas até de 18K, o que propiciou uma boa velejada de orça folgada. Isso durou até perto da meia-noite, quando o vento voltou a virar para S e a diminuir.


O Barba Ruiva na orça na Lagoa (foto do Ned)


(foto do Ned)


Por-do-sol em algum lugar da Lagoa, com o Saco de Tapes do fundo (foto do Ned)


(Foto do Gabriel)


A noite foi super estrelada e de temperatura agradável. Organizamos os turnos em 3h de convés X 3h de descando para cada um, intercalados, quando descobrimos que os dois novatos não tinham nenhuma dificuldade de dormir a bordo... bons e cama mesmo!!


A galera do convés concentrada na navegada noturna


Na madrugada o vento foi ficando mais e mais fraco, estávamos nos arrastando às 6 da matina quando tomamos a decisão de desistir da regata. Estávamos entre os faroletes dos bancos de Dona Maria e do Vitoriano, a 40 milhas da chegada e mais 25 de motor até o clube em Pelotas.


Nessa condição, a 65mn do destino e previsão de nenhum vento durante o dia, desistimos da ida a Pelotas e resolvemos dar meia-volta e retornar a Porto Alegre, distante 80mn ao norte. A motor, era andar 10h para a frente ou 13h para trás, terminei escolhendo a segunda opção pois isso também evitaria um retorno de ônibus e a necessidade de voltar na semana seguinte para buscar o barco.


Com nenhum vento e a lagoa absolutamente espelhada, começamos o nosso longo retorno, aproveitando para dar um rasante no Farol do Cristóvão Pereira, um dos mais antigos faróis da região, edificado entre 1858 e 1886. Como ele fica bem no meio da Lagoa dos Patos, normalmente se cruza por ele à noite, por isso aproveitamos para fazer a visita e tirar umas fotos, que aparecem abaixo.


O registro em video pelo Comandante:



O velho Cristovão com reflexo na lagoa espelhada (foto do Gabriel)

Por entre a rede da borda do Friday Night (foto do Ned)


O sol pegou forte e abrimos o bimini na longa motorada de volta (foto do Ned)

De novo o farol de Itapuã, agora visto da chegada pela lagoa (foto do Ned)


Haja sombra!


Alguém aí escolhe uma vogal?? (foto do Gabriel)



O final de domingo nos brindou com mais um por-do-sol clássico do Guaiba, registrado na sequência abaixo pelo Ned. Chegamos no Veleiros às 19hs.




Em que pese a falta de vento e a longa motorada de volta (nosso japonesinho da Yanmar se comportou super bem!), valeu muito pelo divertimento e pela parceria.


Faremos outras!!



Abaixo o registro do nosso track da descida, pelo MapSource da Garmin:



O comandante agradece aos dois novatos, que além de "bons de cama" se mostraram grandes fotógrafos.

O Ned e o Gabriel com suas possantes (quase que aposentei minha "Xereta")


3 comentários:

  1. Gde comandante. De concreto ta faltante urgente uma pintura nessse fundo ai. O Friday agradece. BV. Francesco Colombo Filho

    ResponderExcluir
  2. Fred...tá profissa, hein?
    Vai ficar famoso com esse blog.
    Gostei muito!!
    Kátia

    ResponderExcluir
  3. Como bom administrador até que dá pra ser blogueiro...Deu pra captar o espírito. Abraços. Hess

    ResponderExcluir