quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

09/12/2009 - 5º Velejaço Noturno Wet Wednesday

Foto: divulgação VDS

Show de bola esse 5º Velejaço Noturno, em um final de tarde que se mostrou ensolarado após vários dias de muita chuva. O vento leste de 15-18K, enfraquecendo no final, se encarregou de deixar tudo perfeito.

Mais uma vez saímos queimadíssimos no horário, com a tripulação me esperando já de motor ligado para a largada às 19:30. Dessa vez fomos com este comandante, o Wally, o Ferrugem, o Barba Ruiva e o Fofô Paulo, com toda sua experiência transatlântica.

Dessa vez tivemos 18 barcos na raia, comprovanto o sucesso das regatas noturnas. De cara já identificamos os nossos oponentes do dia, especialmente o grandão Angela II (Beneteau 50') do amigo Renato Plass, o Delta 36 Molokai do comandante Newton Aerts e o Xerife, um 37' regateiro do Gustavo Tarragô, nosso presidente do conselho do Veleiros.

Nosso oponente grandão


Largamos por baixo da flotilha no rumo do farolete 142, fazendo um lindo pega com o Molokai, cabeça a cabeça, até a altura do Estaleiro Só, onde eles praticamente tiveram que abrir para não nos deixar estampados no trapiche de cimento do cais. Passamos bem perto e com isso conseguimos uma pequena vantagem de barlavento, o que nos deixou alguns segundos na frente deles, na subida até o farolete 137 na Ponta da Cadeia. Enquanto isso o Angela fez esse primeiro trecho mais por sotavento, pegando vento limpo e abrindo boa vantagem, conosco em segundo e o Molokai logo atrás.

O Molokai em terceiro com a turma toda atrás (foto: divulgação VDS)

O bonito perfil do Angela ao por-do-sol (foto: divulgação VDS)

A navegada de través foi perfeita, com o Fofô Paulo fazendo um papel importante na trimada da vela grande nas rajadas mais fortes. Se ele pensou que vinha para descansar se deu mal...

Mata o véio...

Passamos pelo Gasômetro bem ao entardecer, com um belo visual da usina iluminada e da árvore de Natal ao lado da chaminé.


Contornamos o farolete 137 em segundo e já monitorando a distância para o Molokai, que na montagem já foi de exatamente 1 minuto. A volta foi de través até o farolete 142 e dali até o par da Piava (140) o vento entrou mais folgado, de 3/4 de popa. Dessa vez não fizemos a burrada da última regata noturna e já colocamos o gennaker na sequência da montagem, pegando boa velocidade nas descidas com as rajadas.

O Wally 'Jacaré' se assustou com alguma coisa!

Essa perna de gennaker foi perfeita e nos permitiu abrir um pouco a vantagem contra o Molokai, que era de 1m:18s na montagem do 142 e chegou a mais de 2m:30s no par da Piava.

A última perna até a chegada defronte ao clube foi de um contravento conservador, já com vento mais fraco e cuidando para não cairmos em um buraco de vento como da última vez, em que levamos um chocolate com a galera toda nos passando pelos dois lados.

Velejamos bem e terminamos em segundo após o Angela, seguidos logo atrás pelo Xerife, que chegou brigando com o Molokai até o último metro da linha de chegada.

Depois da regata teve a tradicional janta na varanda do clube, congragando os amigos e consagrando o sucesso dessa iniciativa do Veleiros com as regatas noturnas.

Faremos muitas outras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário