domingo, 11 de dezembro de 2011

04/12/2011 - Emoções no Aniversário do Janga

Foto: site do Clube dos Jangadeiros (CDJ)

Boas emoções no velejaço de aniversário do Jangadeiros. Fomos com este comandante, o Wally Jacaré, Jorjão Zaduchliver, Magrão Falcetta e o Guga.

Foto: site CDJ



A largada foi com uma merrequinha de sul defronte ao Janga, largamos de balão e depois descemos o canal de navegação pelo pelo par da Piava até o farolete 134, para seguir de contravento até a bóia 119 e retornar.

Foto: site CDJ

Já no início da orça o vento sul mostrou sua cara e entrou mais forte, firme nos 15-16 nós e com rajadas de mais de 20. O nível do rio estava muito baixo após uma semana de vento leste e seca, o que representava um desafio adicional, de descermos de contravento cuidando bem as bordas do canal, especialmente do lado oeste.

Estávamos atrás do Tempest e disputando cambada a cambada com o Virtú, outro Delta 32 regateiro, quando ouvimos um estouro e nossa genoa despencou. Pensamos inicialmente em um estouro da adriça mas na verdade foi o punho da nossa G2 que arrebentou com a tensão, fim de jogo para a vela nessa regata. Cogitamos desistir mas rapidamente lançamos o nosso "Plano B": colocar o estai intermediário e a genoa 3 trinquetta, o que àquela altura não seria de todo mau, já que o vento a essa altura estava firme na casa dos 20 nós.

Perdemos um bom tempo nessa função de colocar o estai e trocar de vela, os barcos da frente dispararam mas o Jacaré coordenou a operação toda ainda a tempo de nos mantermos na frente do Aquavit na montagem da bóia 119.

A volta de popa-raso foi com emoção, optamos pelo gennaker ainda que o ângulo estivesse bem empopado, para minimizar o risco de penduladas com relação ao balão "grande", que mede uns 15m2 a mais. Ainda assim demos umas penduladas bem fortes, a pior delas quando estávamos margeando o canal de navegação pelo leste, com o alarme do eco apitando a 1,8m e nós dando umas arrastadas no lodo.

Ficamos assim por uns 2 minutos que pareceram uma eternidade, com todos a bordo já se preparando para uma travada ao encalharmos de "cano cheio" com o barco navegando a cerca de 8 nós. Felizmente conseguimos retornar ao canal sem dar jaibe e mantivemos a vantagem para o Aquavit, montando o farolete 134 e a Piava na frente deles e chegando na frente na classe Cruzeiro 40 (ainda que dois Delta 32' tenham chegado na nossa frente na geral).

Nossos parabéns às tripulações do Tempest e do Virtu, que velejaram muito bem.

Pendulando de gennaker na empopada..


...e nos aproximando da chegada em terceiro geral (fotos abaixo: site CDJ)




O Tempest faturou mais uma na geral...                                             


...e eu tive a companhia da Gabi na entrega de prêmios da Cruzeiro 40 (fotos: site CDJ)



Nenhum comentário:

Postar um comentário