domingo, 11 de dezembro de 2011

11/12/2011 - Regata de Recuperação no Aniversário do Veleiros

Foto: divulgação VDS

Fizemos boa uma regata de recuperação no velejaço de aniversário do VDS, após uma largada confusa e um tanto quanto lotérica.

Nossa tripulação foi composta por este comandante, o Ferrugem, o Barba-Ruiva, o André Wahrlich e os dois magrões, o Gói e o Edu Falcetta.

O percurso foi um "carrossel" entre o Veleiros, a bóia-cega 125 um pouco acima da Piava e o farolete 142 do Beira-Rio, com duas passagens em uma bóia inflável bem defronte ao clube.

Este percurso gera uma condição era de muitas rondadas com o S-SE do dia, com muitos buracos de vento nas proximidades do Veleiros, pela sombra do morro da Vila Assunção.

Nossa largada foi de balão por sotavento da flotilha e um vento bem fraquinho, no rumo da Piava e da bóia 125. Esta não se mostrou uma boa estratégia assim que saímos da sombra do morro, pois os barcos que estavam mais orçados pegaram o vento antes e dispararam na frente. Terminamos fazendo a primeira montagem na bóia 125 atrás do Madrugada, do Boa Vida (Wind 43'), do Aquavit (Frers 36'), do Molokai (Delta 36') e do Noa-Noa (Fast 303).

Foto: divulgação VDS

Foi nessa montagem que começou a nossa recuperação, primeiro ultrapassando o Molokai e o Noa-Noa. Na montagem da bóia inflável do Veleiros ainda fomos ultrapassados pelo Alforria (Fast 410) e novamente pelo Noa-Noa, que entraram mais por perto do morro e cruzaram na nossa proa com direito. Depois disso passamos de novo pelo Noa-Noa praticamente encostamos no Aquavit e no Alforria no contorno farolete 142.

Nossa montagem de bóia no encalço...

... e depois o bafo na nuca do Aquavit (fotos: divulgação VDS)

A descida do Beira-Rio até a bóia 125 foi palmo a palmo com o Alforria, após teremos passado o Aquavit logo no início da perna. Montamos a bóia na frente dos dois e a partir daí o desafio foi segurá-los, especialmente o Alforria com seus 5 pés a mais na perna de balão.

A montagem do Alforria ainda na frente do Friday Night (foto: divulgação VDS)

O Aquavit perdeu tempo na baixada de balão e ficou um pouco para trás, mas o Alforria seguiu na nossa cola e dando muito trabalho até o final, quando terminamos cruzando uns 10 segundos na frente deles.

Monitorando o Aquavit com o Alforria mais por sotavento

No final chegamos em terceiro, mas chegar atrás do Madrugada e do Boa Vida até que não tem grande novidade. Legal mesmo foi a recuperação e a ultrapassagem dos três da nossa turma, tudo isso com muitas manobras, põe balão, tira balão, a galera trabalhou forte e se divertiu.

Baita pega do Boa Vida com o Madrugada, que chegou na frente por 6 segundos (foto: divulgação VDS)


Tripula de fé, os dois Magrões, ...
 ... o Barba e o Wahrlich, pelo fotógrafo Ferrugem



Faremos muitos outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário