domingo, 13 de dezembro de 2009

13/12/2009 - Aniversário VDS - Velejaço Gincana

Fotos iniciais: 'Comandante' Angela Plass, a bordo do Angela II

O Velejaço em comemoração aos 75 anos do VDS foi o mais próximo que estive nos últimos anos de uma gincana, daquelas de colégio, com a raia de três bóias infláveis defronte ao Veleiros, ao Barra Shopping e ao Sava Clube. Tínhamos que dar três voltas nessa raia, sempre passando defronte ao Veleiros, em um percurso traiçoeiro cheio de rondadas, rajadas mais fortes e buracos de vento junto ao morro da Assunção.

Fomos com este comandante, o Ferrugem, o Guga, o Jorge, retomando sua cadeira de psiquiatra de bordo, e o meu irmão Guili, velejador experiente de monotipos, que foi fazendo de 'papagaio de pirata' e de proeiro ao mesmo tempo. Para quem não sabe o 'papagaio de pirata' é aquele que sempre aparece no ombro nas fotos, na regata esse é o olhador de vento e da tática, além de palpiteiro em geral.

Last but not least, o nosso 6º tripulante foi o Vicente Hofmeister, que do alto dos seus 10 anos deu conta perfeitamente de suas tarefas de recolhedor e alcançador do balão pela gaiuta de proa. Isso é claro no intervalo dos desenhos que ele ficou vendo na televisão o tempo todo. Bem no espírito das regatas festivas...

Nosso tripulante mirim deu conta do recado


Nossos oponentes do dia foram o Angela II, que mais uma vez confirmou na fita azul, além dos regateiros Vento e Alma, do comandante Ortega, e do Xerife, do Gustavo Tarragô. O Vento e Alma é um Multimar 32' construído para regatas, que correu na Força Livre e foi tripulado entre outros pelo Eduardo Ribas, nosso Vice-Comodoro Esportivo.

Aliás, o Ribas foi quem se encarregou de me tocar uma flauta antecipada ainda na varanda, antecipando que a tarde seria difícil para nós com o Vento e Alma na raia. Não deu muito certo a flauta dele, mas faz parte...

Guga 'Ximitão' só no trimmer do banquinho...

A regata foi super 'pegada' com o Vento e Alma, o Xerife e mesmo com o Angela, como se pode ver nas fotos do alto da página, gentilmente cedidas pela comandante homônima ao barco (ou melhor, o barco é que é homônimo a ela!). Aquilo foi em uma tentativa que fizemos de passar por barlavento e ainda de balão, só que o timoneiro Renato não é bobo e fechou a porta o quanto pôde, dificultando a nossa vida por ali. De qualquer forma ele sentiu um bafinho na nuca, como se vê especialmente na primeira foto.

Na sequência da manobra os 50 pés do Angela fizeram a diferença e eles terminaram abrindo uma boa vantagem na base do andamento, chegando na frente mais uma vez.

Nossa briga mesmo foi com o Vento e Alma e o Xerife, foi dureza segurar os dois mas no final conseguimos, em um dia que proporcionou boas velejadas e também surpresas não tão boas, como a quebra da ponteira do pau de spinnaker em uma baixada 'radical' na montagem da bóia.

Momento de través 'lomba abaixo' com a correnteza

Segurando o Vento e Alma e o Xerife na popa... não é mole!

Alinhando para a chegada, em foto...

e video

Ih... esqueci do Molokai que também estava na raia

A chegada do fita-azul com a tripulação de 'Galácticos' mais o Comodoro...


... e a 'contra-flauta' no Ribas, já no trapiche na volta

Um comentário:

  1. Fala Fred, blz de blog, hein?! Vim ver as fotos e vídeos do último passei a Chico e ainda não tem nada,hehehe...
    Diz para o Guili parar de falar palavrão enquanto filmas. Acabei não conseguindo ver a velocidade no GPS, mas pareciam realmente lomba a baixo.

    []´s,
    Gustavo.

    ResponderExcluir